Depressão: o sofrimento da mente!

***************
Um lembrete importante:

Nós, a equipe Células Azuis, não compactuamos com a ideia de que a depressão seja uma possessão espiritual, ou frescura, ou ainda "maluquice". Acreditamos que a depressão é uma enfermidade séria e que precisa ser tratada o mais rápido possível. Aderimos a ideia, de que os profissionais da área de saúde são autoridades instituídas por Deus para serem obedecidas!
Aqueles que, infelizmente, estão começando a sentir sintomas dessa enfermidade, recomendamos que procure um profissional da área psíquica com rapidez! Boa leitura! 




Diante de qualquer enfermidade, não lute sozinho!
- Equipe Células Azuis 

***************

Texto de Wanderson Mendes¹ - Licenciando em História




"Ó Senhor, Deus que me salva, a ti clamo dia e noite. Que a minha oração chegue diante de ti; inclina os teus ouvidos ao meu clamor. Tenho sofrido tanto que a minha vida está à beira da sepultura! Sou contado entre os que descem à cova; sou como um homem que já não tem forças". -  Salmos 88.1 - (NVI)                                                                                                                           

Como todos os outros males da alma humana, provenientes da queda e de sua depravação total, a depressão foi uma herança que herdamos de nossos pais originais, e está em nosso DNA adâmico. Qualquer pessoa está sujeita a um quadro depressivo ou de depressão, a diferença está em como lidar com esta temática. Em 2017, a Organização Mundial da Saúde (OMS), classificou a depressão no topo da lista dos problemas de saúde, bem como a de incapacidade em todo o mundo. Cerca de 300 milhões de pessoas sofrem de depressão no mundo inteiro! Um número assustador, e vem crescendo 18% desde 2005. Sabe-se que é a doença do século XXI.
Somente no ano de 2018, foram registrados cinco casos de suicídios de pastores evangélicos por quadro de depressão! Fora outros casos, em que cristãos que não foram registrados, o que nos leva a reflexão deste tema.
Só  quem de fato já passou por esta tempestades na vida, ou conviveu com pessoas dominadas por essas nuvens cinzentas na alma, sabe realmente o que é o sentimento de melancolia e "vazio" de existência!


  • Como a comunidade cristã ou a cristandade tem lidado com este problema recorrente na igreja contemporânea?

Por muitos anos a comunidade cristã fechou os olhos para as doenças psíquicas. Na verdade, a depressão e outras doenças como Epilepsia, eram vistas pela cristandade, principalmente pelas igrejas ditas carismáticas, como possessões demoníacas ou influências exclusivamente de ordens espirituais.
Visto que a Bíblia, a inerrante Palavra de Deus, nos dá respaldo para crermos em tais ações (influências espirituais). Temos, por exemplo, o jovem endemoniado de Gadara (Marcos 5.1-20). Mas, no caso em particular da igreja, a própria Escritura nos mostra diversas histórias e personagens, que passaram por momentos de profunda tristeza na alma e quadros de depressão. Logo, influências demoníacas não possuem nenhuma relação com as patologias psíquicas ou neurológicas. São coisas totalmente distintas! Essa má interpretação dos fatos ocorreu, porque a Igreja brasileira sofreu uma forte influência de um movimento carismático que surgiu na década de 90, denominado; "movimento batalha espiritual". Eles possuíam uma cosmovisão totalmente distorcida das Escrituras, no que diz respeito a doutrina dos anjos (Angelologia). Acreditavam e defendiam a tese das existências de demônios territoriais, legalidade espiritual, laços de almas, objetos malditos, etc.  Houve um compêndio doutrinário de falsos ensinos, um grande equívoco Teológico. Vale ressaltar que não estou excluindo a ação de seres malignos (demônios) e suas influências para fazer o mal à humanidade. Contudo a depressão é uma patologia, e não uma possessão.

***

Salmos 88 - A depressão do salmista.

" Tenho sofrido tanto que a minha vida está à beira da sepultura"! - Salmos 88.3 (NVI)

O grande ensinamento que o Senhor nos dá por meio de sua Palavra, sobre a aflição do salmista, é que ele dependia exclusivamente da graça de Deus, até mesmo para orar. Um estado de dor profunda na alma envolve o salmista! No mesmo salmo, no verso 15, nos mostra que este homem é afligido pela depressão há anos, tendo em vista que, ele já não é mais um jovem no salmo referido.

  "Desde moço tenho sofrido e ando perto da morte; os teus terrores levaram-me ao desespero". - Salmos 88.15 (NVI)

 A pergunta que devemos fazer é: O que o salmista fez para ter seu sofrimento aliviado (Salmos 88)?

Em primeiro lugar:
1- Mesmo estando aflito ele orava ao Senhor de dia e de noite (vs 1).
"Ó Senhor, Deus que me salva, a ti clamo dia e noite" - Salmos 88.2 (NVI)

Em segundo lugar:
2- Ele sabia quem Deus era, e que a sua oração chegaria ao Senhor (vs 13).
"Mas eu, Senhor, a ti clamo por socorro; já de manhã a minha oração chega à tua presença". - Salmos 88.13 (NVI)

***



Outros homens notáveis da narrativa Bíblica e de toda a história da igreja, agregado na literatura cristã, também passaram por aflições semelhantes. Temos, por exemplo, o profeta Elias que pediu à morte após uma ameaça. Em relação ao profeta Elias, temos:

"Elias teve medo e fugiu para salvar a vida. Em Berseba de Judá ele deixou o seu servo e entrou no deserto, caminhando um dia. Chegou a um pé de giesta, sentou-se debaixo dele e orou, pedindo a morte. Já tive o bastante, Senhor. Tira a minha vida; não sou melhor do que os meus antepassados. " -  1 Reis 19:3-4 (NVI)                                                                 
***
                                               
Não poderia deixar de fazer menção, do nobre pastor inglês do século XIX, Charles Spurgeon. Um homem que viveu uma vida depressiva. Ele conhecia bem as densas nuvens da alma! Spurgeon carregou uma culpa ainda na sua juventude e no início de seu ministério pastoral. 



No ano de 1858, com 24 anos de idade, Spurgeon relatou:

"Meu ânimo estava tão abatido, que eu poderia chorar durante toda uma hora, como uma criança, e ainda assim não saberia por que chorava". - Spurgeon

"Falta de esperança sem forma, indefinida, que a tudo obscurece, não pode ser entendida. Lutar contra esse tipo de depressão é tão difícil quanto lutar contra a névoa". - Spurgeon

***

Temos também o grande rei Davi em seu monólogo no Salmos 42.3 e 6, pois passou pelas mesmas mazelas e angústia depressivas da alma. Segue:

"Minhas lágrimas têm sido o meu alimento de dia e de noite, pois me perguntam o tempo todo: "Onde está o seu Deus? [...] Por que você está assim tão triste, ó minha alma? Por que está assim tão perturbada dentro de mim?" - Salmos 42.3 e 6

***

Assim como o Salmista, Spurgeon sabia que seu auxílio e socorro para o alívio de sua melancolia, estavam em Deus. A saída e o remédio de Charles Spurgeon para lutar contra depressão estavam em depositar a sua fé em Deus.

"De coração, envergonho-me de ter caído nisso [em desânimo], mas estou certo de que não há remédio contra ele como uma santa fé em Deus". - Spurgeon

Por fim, que nós possamos depositar nossa fé, esperança, dores, aflições e angústias desta breve vida nAquele que nos conhece perfeitamente. Não só, por ter-nos criado, bem como, por ter assumido a  forma de um homem e ter padecido nossas dores como diz o escritor aos Hebreus 4.15. Segue:

" Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém um (Jesus) que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado. - Hebreus 4.15 (Almeida Corrigida Fiel)


Referências:

Bíblia Apologética de Estudo, ICP, 1995;

Bíblia NVI, Editora Geográfica, 2001;


A Depressão de Spurgeon: ESPERANÇA REALISTA EM MEIO A ANGUSTIA - Zack Eswine, Gilson Santos, Editora Fiel, 2014; - Recomendamos este livro!

Site:https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=5385:com-depressao-no-topo-da-lista-de-causas-de-problemas-de-saude-oms-lanca-a-campanha-vamos-conversar&Itemid=839


***
¹Wanderson Mendes
É esposo da Aline e pai do Theo. Wanderson é licenciando em história e professor da Escola Bíblica da Primeira Igreja Batista em Presidente Juscelino (RJ). Nos tempos vagos estuda filosofia, história do Brasil e Teologia Reformada.
***

Comentários

  1. Ótimo texto pra quem passa e pra quem quer fugir deste mal, o mal do século.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas