Folclore Cultural e Religioso - Folia de Reis - Quem eram os magos? - uma breve análise



"[...] Um rei, como uma estrela brilhante, vai aparecer naquele nação; como um cometa ele virá de Israel [...]" - Números 24.17b (NTLH)

" Os reis da Espanha e das ilhas lhe oferecerão presentes, e assim também os reis da Arábia e da Etiópia. Todos os reis se curvarão diante dele, e todas as nações lhe obedecerão." - Salmos 72.10-11 (NTLH)


O folclore cultural e religioso comemora no período de 24 de Dezembro até o dia 6 de Janeiro, o Dia dos Três Reis Magos, ou simplesmente Dia dos Reis, ou ainda Dia de Folia de Reis. A passagem bíblica referente aos Magos - Visitantes do Oriente (Mateus 2.1-12), é uma das mais lindas do Novo Testamento, sendo assim será anexado quatro versículos. Segue:

" Jesus nasceu na cidade de Belém, na região da Judeia, quando Herodes era rei da terra de Israel. Nesse tempo alguns homens que estudavam as estrelas vieram do Oriente e chegaram a Jerusalém. Eles perguntaram:
- Onde está o menino que nasceu para ser o rei dos judeus? Nós vimos a estrela dele no Oriente e viemos adorá-lo. [...]
Quando viram a estrela, eles ficaram muito alegres e felizes. Entraram na casa e encontraram o menino com Maria, a sua mãe. Então se ajoelharam diante dele e o adoraram. Depois abriram os seus cofres e lhe ofereceram presentes: ouro, incenso e mirra." - Mateus 2.1-2, 10-11 (NTLH)

***

Quem eram esses magos?

Segundo o Padre Joaquim Salvador (S.D.B.): 
"Magos, provavelmente eram astrólogos da Transjordânia, da Nebatéia (árabes de Petra) os quais chegaram ao conhecimento do messianismo judaico através das relações políticas e comerciais. " - Bíblia Mensagem de Deus - Edições Loyola (1983)



A Bíblia de Estudo da Reforma analisa do seguinte modo:
" [...] magos. O termo grego refere-se, de forma vaga, a uma grande variedade de pessoas que se interessavam em sonhos, astrologia e magia. [...] Esses gentios vieram provavelmente de Pérsia, Babilônia ou Árabia. Seu tipo de sabedoria nem sempre era agradável a Deus. (Veja a nota em Dt 18.10-11)  [...] o mais provável é que o aparecimento da estrela tenha sido um evento miraculoso (cf. v.9). Eles podem ter feito a ligação entre a estrela e o rei judeu por conhecerem a profecia do AT. (Veja a nota em Nm 24.17) " - Bíblia de Estudo da Reforma - SBB (2017)



Segundo o Frei João José Pereira de Castro (O.F.M.):
" Magos", i. é, astrólogos, talvez chefes de tribos. Tradição posterior toma-os por Reis, e veneram-se na Igreja como Santos sob os nomes de Gaspar, Melquior, Baltasar." - Os Santos Evangelhos - Editora Vozes (1949)



A Bíblia de Estudo da Nova Reforma analisa do seguinte modo:
" Os "magos" eram sábios, sacerdotes e astrólogos do Oriente, especialistas em interpretação de sonhos e outras atividades consideradas  "artes mágicas". [...] O vocábulo "mago" pertence ao contexto persa. A versão grega mais antiga de Daniel 2.2,10 emprega a palavra para traduzir o termo hebraico para "astrólogos" (Daniel 4.7; 5.7). É provável que tenham vindo da Babilônia, da Persa ou do deserto da Arábia. Mateus não menciona o seu número, nomes ou posição. No final do século II, Tertuliano chamou-os de "reis", e, por volta do ano 600, o Evangelho armênio da infância de Jesus deu-lhes nomes Melkon (mais tarde Melquior), Baltazar e Gaspar. - Bíblia de Estudo da Nova Reforma - Editora Vida (2017)



***

Para uma análise mais profunda sobre o nascimento de Jesus, pois esse foi o motivo da viagem dos magos, ouça a pregação do Pastor Paulo Junior (Igreja Aliança do Calvário). Segue: https://defesadoevangelho.com.br/videos/o-natal/

***

Para onde estamos olhando?

Os magos do Oriente, estavam andando quilômetros e quilômetros olhando para Cristo (a estrela), isso é muito significativo. Saber olhar o que realmente importa nesta vida te trará uma nova percepção do espaço e do tempo que te rodeia. Tenha luz nos olhos (Mateus 6.22-23)!
Que em nossas vidas, assim como a dos magos do Oriente, nós venhamos olhar sempre para Jesus, seja em momentos de penúria e de labor, ou seja em momentos de regozijo perene.

***

Para reflexão:

"Oh Deus, grave a eternidade nos meus olhos!" - Jonathan Edward (Teólogo Calvinista)

"Conservemos os nossos olhos fixos em Jesus, pois é por meio dele que a nossa fé começa, e ele é quem aperfeiçoa." - Hebreus 12.2 (NTLH)

***

Referências:

Bíblia The Way ( O Caminho), CPAD, 2016;

Bíblia Mensagem de Deus, Edições Loyola, 1983;

Bíblia Nova Reforma - Estudo & Referência, Editora Vida, 2017;

Bíblia de Estudo da Reforma, Editora SBB, 2017;

Os Santos Evangelhos, Editora Vozes, 1949;

Novo Testamento, Editora Vozes, 1956;

https://defesadoevangelho.com.br/videos/o-natal/ - Igreja Aliança do Calvário - Franca / São Paulo.





***
Thiago Vieira de Oliveira
É licenciando em física e um apreciador de café. Nas horas vagas estuda religião, teologia e filosofia.
***

Comentários

Postagens mais visitadas