[...] e podiam sorrir juntos.

Este texto foi escrito por Thiago Vieira de Oliveira¹


Ash e Pikachu, personagens de Pokemon (Animação que marcou a geração 90 e 2000)


****
Pokemon, sem dúvida, marcou uma geração de fãs e marca até os dias de hoje. Lembro-me, com perene saudade, dos cards que existiam nos biscoitos. Minha mãe sempre solícita à súplica da criança, comprava pra mim. (Risadas)

Pokemon tem uma história longa e bela, diga-se de passagem. Um de seus escritores (de enredo), infelizmente faleceu, mas a obra continua firme e forte (como era desejo dele). Seu protagonista é Ash, um jovem idealista e do interior, que parte para uma jornada sem fim nos campos da vida, enfrentando as dificuldades do cotidiano, que aliás são muitas. 
Com o passar do tempo, uma das coisas que mais me chamaram a atenção na personalidade de Ash, não era só a sua capacidade de ser resiliente, mas também a de evocar uma esperança operante. Outrossim na obra, é que sempre que contemplávamos um episódeo em que um dos personagens enfrentava alguma dificuldade extrema, essa mesma tinha um fim. E todos no final se alegravam e podiam sorrir juntos.

****

Atualmente, a tarefa mais difícil seja a de se alegrar ou regozijar-se, pois estamos vivendo momentos difíceis no cenário global. A tradição escriturística cristã nos ensina que em momentos de grande tribulação, das quais estamos vivendo hoje, devemos avaliar como anda os nossos corações. Orgão este, que dentro da tradição mística do cristianismo, evoca o que tem de mais profundo dentro de nós mesmos. É lá que ficam as nossas vaidades, paixões e as gangas existências. (Jeremias 17.9; Mateus 6.21; Provérbios 4.23)

Atualmente é tarefa nossa, não só obedecer as autoridades científicas, mas também consolar os que choram. Hoje infelizmente, apenas com palavras e telefonemas...
****

Deus, em momentos como estes, nos conclama para uma experiência primorosa, a de Sua companhia:

"Porque assim diz o Alto e o Sublime, que habita na eternidade e cujo o nome é Santo: Em um alto e santo lugar habito e também com o contrito e abatido de espírito, para vivificar o espírito dos abatidos e para vivificar o coração dos contritos." - Isaías 57.15

E não só isso, mas também para uma esperança operante:

" Porque há esperança para a árvore, que, se for cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus renovos. Se envelhecer na terra sua raiz, e morrer o seu tronco no pó, ao cheiro das águas, brotará e dará ramos como a planta." - Jó 14.7 - 9.

****
Espero que a história se refira à esse período como: "[...] eles choraram com os que choravam, mas depois de um tempo, foi percebido que eles puderam sorrir denovo."
****
Referência

Bíblia Sagrada (João Ferreira de Almeida) - 4° Edição, 2009, SBB.
****

¹Thiago Vieira de Oliveira é licenciando em física e um apreciador de café. Foi influenciado pelo protestantismo, pela teologia narrativa e pelo cristianismo ascético e místico.

Comentários

Postagens mais visitadas